Serviços
Skip to Content

 

Serviços

Por que usar um sistema online, um aplicativo na web?

Se você joga jogos on-line, utiliza um editor de fotos on-line ou confia em serviços baseados na web, como Google Maps, Twitter, Amazon, YouTube ou Facebook, você é um residente ativo no maravilhoso mundo dos aplicativos da web. O que exatamente é um aplicativo da web? E por que devemos nos importar com isso?

Aplicativos também são chamados de programas, sistemas ou softwares. Tradicionalmente, eles são desenvolvidos para realizar tarefas amplas e intensas, como contabilidade ou processamento de texto. No mundo on-line de navegadores e smartphones, os aplicativos normalmente são programas mais ágeis e focados em uma única tarefa. Aplicativos da web, em especial, executam essas tarefas dentro do navegador e frequentemente fornecem uma experiência rica e interativa.

O Google Maps é um bom exemplo de aplicativo da web. Ele é focado em uma tarefa: fornecer recursos úteis de mapeamento em um navegador da web. Você pode olhar panoramicamente ou dar zoom em um mapa, pesquisar por uma faculdade ou um café, além de obter orientações de direção, entre outras tarefas. Todas as informações necessárias são inseridas no aplicativo da web dinamicamente, sempre que você solicitá-las.

Isso nos leva às quatro virtudes dos aplicativos da web:

1. Posso acessar os meus dados de qualquer lugar.
No mundo tradicional de aplicativos para computadores, os dados são normalmente armazenados no disco rígido do meu computador. Se estou de férias e deixo meu computador em casa, não posso acessar meu e-mail, minhas fotos ou quaisquer dados, se precisar. Neste novo mundo de aplicativos da web, meu e-mail e todos os meus dados estão armazenados on-line na web. Posso acessá-los por meio de um navegador em qualquer computador que estiver conectado à Internet.

2. Eu sempre acessarei a versão mais recente de qualquer aplicativo.
Que versão do YouTube estou usando hoje? E amanhã? A resposta: sempre a mais recente. Os aplicativos da web são atualizados automaticamente, ou seja, sempre haverá apenas uma versão: a mais recente, com todos os novos recursos e aperfeiçoamentos. Não é necessário atualizar manualmente para uma nova versão de tanto em tanto tempo. E não preciso ter que passar por um demorado processo de instalação para poder usar meus aplicativos da web.

3. Eles funcioname em qualquer dispositivo com um navegador web.
Na computação tradicional, alguns programas funcionam somente em alguns sistemas ou dispositivos específicos. Por exemplo, muitos programas escritos para um PC não funcionam em um Mac. Manter os softwares adequados pode exigir tempo e dinheiro. Por outro lado, a web é uma plataforma aberta. Qualquer pessoa pode acessá-la de um navegador em um dispositivo conectado, independentemente de ser um computador desktop, um laptop ou um telefone celular. Isso significa que posso usar meus aplicativos da web favoritos mesmo se estiver usando o laptop de um amigo ou o computador de um cybercafé.

4. É mais seguro.
Os aplicativos da web são executados em navegadores e eu nunca preciso fazer download para meu computador. Por causa dessa separação entre o código do aplicativo e o código do meu computador, os aplicativos da web não interferem em outras tarefas em meu computador ou no desempenho geral de minha máquina. Isso significa que estou mais protegido contra ameaças como vírus, malware e spyware.